Sobre a Labconsult™
Áreas de atuação:
° Planejamento estratégico de marketing
° Desenvolvimento e lançamento de produtos
° Treinamento profissional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
O trabalho de planejamento estratégico de marketing tem por
objetivo avaliar o composto mercadológico da empresa, bem
como sugerir alternativas de negócios e de procedimentos para
atuação no mercado.
O trabalho inicia-se com o estabelecimento da missão da empresa, assim como de seus objetivos e metas de longo prazo. A partir
daí sugere-se o portfólio ideal de negócios que maximize os esforços da organização e o planejamento das ações de marketing que
permitirão à empresa executar sua missão e vocação de negócios.
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A definição dos objetivos e metas é feita com base na análise das forças e fraquezas intrínsecas à
organização em contraposição com as oportunidades e ameaças presentes no ambiente em que ela
se insere. O objetivo nesta fase é o de identificar pontos fortes que possam se ajustar a possíveis
oportunidades de negócio (janelas estratégicas).
Com base na definição dos objetivos e metas organizacionais, parte-se para o planejamento do
portfólio de negócios.
Isso envolve um diagnóstico completo da linha de produtos e/ou serviços da empresa e de sua adequação aos objetivos de curto,
médio e longo prazos. São, então, identificados os produtos geradores de recursos, bem como aqueles com maiores perspectivas
de virem ou não a sê-lo no futuro.
O planejamento das estratégias de marketing propriamente ditas refere-se à montagem do Plano de Marketing da organização que,
com base nas premissas anteriores, oferecerá os elementos necessários para a execução com sucesso das ações a serem
implantadas. O Plano de Marketing de produto ou de unidade de negócios, com horizonte de cinco anos, obedece ao seguinte
esquema de preparação:
° Resumo executivo — Principais metas e recomendações a serem apresentadas no decorrer do
plano;
° Análise competitiva — Mercados-alvo estabelecidos e a situação atual da empresa nesses
mercados;
° Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — Aquilo de bom ou de mau que causa ou causará
impacto nos negócios (análise SWOT);
° Objetivos e aspectos específicos — Metas que a empresa deveria atingir ao longo do
planejamento;
° Estratégia de marketing — O “plano do jogo” usado para atingir os objetivos propostos;
° Programas de ação — O que será feito? Quem será o responsável? Quanto irá custar? Quando vai começar, terminar ou ser
revisado?;
° Orçamento completo do plano — Marketing Budget;
° Controles — Monitoramento do progresso do plano.
O planejamento estratégico de marketing é uma atividade-chave para o sucesso de grandes e de pequenas empresas. Ele permite
que os executivos das organizações não apenas tenham uma visão geral das forças que atuam sobre seus negócios, mas também
desenvolvam ações que lhes permitam tirar o melhor proveito dessas forças.
DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE PRODUTOS
O desenvolvimento e o lançamento de novos produtos no mercado objetivam a renovação do
portfólio da empresa e o reforço de suas habilidades competitivas. Produto novo é aquele que, de
alguma forma, é novo para a organização que o está lançando.
Novos produtos são uma das chaves para o crescimento e sucesso de uma empresa, mas esse
sucesso pode dar-se também através de medidas corretivas no portfólio atual, como os
relançamentos e os reposicionamentos de produtos já existentes.
O processo de desenvolvimento de novos produtos envolve várias etapas: 1. Geração de idéias; 2. Triagem das idéias mais viáveis;
3. Análise comercial, com base nos objetivos estratégicos e comerciais da organização; 4. Desenvolvimento do produto e/ou serviço
propriamente ditos; 5. Teste de marketing (se e quando necessário); e 6. Preparação e realização do lançamento no mercado.
TREINAMENTO PROFISSIONAL
O treinamento profissional visa preparar quadros nas áreas de marketing, vendas e merchandising (profissionais de campo com
responsabilidade pela promoção ou demonstração de produtos nos pontos de vendas), com o objetivo de promover tanto a
atualização técnica em suas áreas de atividade quanto uma maior motivação no cumprimento de metas.
O projeto de treinamento é específico para cada caso, sendo preparado em função do público a que se destina e dos objetivos que
estão sendo traçados para uma dada equipe de profissionais. O material utilizado levará sempre em conta a dinâmica exigida em
cada projeto de treinamento; assim como o tempo de aplicação, avaliado conforme a carga de informações requerida e o nível de
absorção esperado dos participantes.
A meta fundamental em projetos deste tipo deve ser sempre a integração entre profissionais de uma mesma área ou de áreas
complementares na organização, incentivando sua participação no contexto geral de negócios e mostrando sua importância no
processo de criar valor para os clientes.
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Artigos e Ensaios:
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Laury A. Bueno Professor e Consultor de Empresas
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